segunda-feira, 26 de julho de 2010


Rua de Lisboa

A rua de Lisboa, no seu íntimo, é uma das ruas mais emblemáticas da cidade do Mindelo.

Nessa manhã do dia 21 de Abril de 2009, ela como sempre jovial, afável e cheia de pessoas cada uma com suas tarefas e problemas. O velhinho triste e cabisbaixo sentado na frente do Mercado Municipal pedia humildemente por um pedaço de pão ou uma esmola para que ele pudesse saciar a fome. Bem em frente dele passavam uma família de estrangeiros, todos eles vestindo t-shirts frescas, calções alegres e munidos de belos óculos escuros - dir-se-ia que eram turistas. No entanto minha mente voltou-se para o velhinho que nesse momento estava sendo agraciado com um pão oferecido por uma gentil senhora, que já se encontrava na casa dos 50, que estava saindo do mercado com bolsas enormes cheias de verduras frescas, provavelmente ingredientes para uma bela sopa.

A buzina de um autocarro chamou minha atenção à estrada no preciso em que um Land Cruiser VX passava, que bela máquina, o carro dos meus sonhos, grande e potente. Nesse mesmo instante pude verificar que no Katem, que ficava no rés de chão de uma bela e imponente casa, havia muitas pessoas, umas tomando o pequeno-almoço, outras conversando e ainda algumas a ver se arranjavam um biscaite para aquele dia.

Normalmente passamos pela Rua de Lisboa e não reparamos na imensidão de histórias que por ela passam todos os dias. Se pararmos um pouco notaremos que há muito para ver, pensar e sentir.

Mauro Reis

Sem comentários:

Enviar um comentário