quarta-feira, 7 de julho de 2010

Longe vão os tempos....

Longe vão os tempos em que era normal, entre amigos, dizer que se ia a morada dar um passeio. Ah que saudades! A outrora aclamada de pacífica e harmoniosa cidade do Mindelo é hoje em dia uma cidade medonha e desconfiada.

Minha mãe conta-me das suas aventuras nas ruas de Mindelo com as suas amigas, o brilho nos seus olhos são a prova viva que essa cidade ERA maravilhosa, harmoniosa, pacífica e agradável tanto ao visitante como ao residente. Seus olhos se entristecem ao aperceber-se que longe vão esses tempos. Hoje os passeios na morada estão reservados aos afortunados que possuem uma viatura. Ninguém mais se atreve a sair e apreciar um belo passeio com a pessoa amada, ou então amigos, sentir a brisa do mar e desfrutar de um céu estrelado que imponentemente cobre a cidade.

O medo do dito kasu bodi é algo que “naturalmente” já faz parte de nossa vida. Alguns dizem que é consequência da crise económica. Qual crise?, dizem outros. Para estes isso é consequência da malandrice que assola a nossa juventude. O dinheiro fácil, a ganância e o vício provocam esta anomalia social. Como curar esta nossa cidade? Haverá solução? Minha mãe diz-me que cabe a nós, os jovens, resolvê-la. Outros dizem que é através do nosso desejo de mudança, da nossa capacidade de ser diferente, da nossa capacidade de dizer NÃO a ganância, NÃO ao dinheiro fácil e NÃO ao vício. Será assim tão difícil? Ah que saudades! Longe vão os tempos…

2 comentários:

  1. Gostei da mensagem e concordo plenamente com o conteúdo... ahque saudades! longe vão os tempos...

    é preciso tomar medidas em relação a esses cancros da nossa sociedade e nao arranjar desculpas. Há solução sim, basta querer!!!!

    ResponderEliminar
  2. longe vão os tempos é verdade de que morada era a morada, paz era paz. mas é interessante como os conceitos mudam de uma hora para outra e nem damos conta como aconteceu. a muito tempo era "tranká na gente", hoje é "kasu body". Desculpa mas essa coisa nao esta com piada.
    Siman

    ResponderEliminar