quarta-feira, 7 de julho de 2010


Longe vão os tempos em que era normal, entre amigos, dizer que se ia a morada dar um passeio. Ah que saudades! A outrora aclamada de pacífica e harmoniosa cidade do Mindelo é hoje em dia uma cidade medonha e desconfiada.

Minha mãe conta-me das suas aventuras nas ruas de Mindelo com as suas amigas, o brilho nos seus olhos são a prova viva que essa cidade ERA maravilhosa, harmoniosa, pacífica e agradável tanto ao visitante como ao residente. Seus olhos se entristecem ao aperceber-se que longe vão esses tempos. Hoje os passeios na morada estão reservados aos afortunados que possuem uma viatura. Ninguém mais se atreve a sair e apreciar um belo passeio com a pessoa amada, ou então amigos, sentir a brisa do mar e desfrutar de um céu estrelado que imponentemente cobre a cidade.

O medo do dito kasu bodi é algo que “naturalmente” já faz parte de nossa vida. Alguns dizem que é consequência da crise económica. Qual crise?, dizem outros. Para estes isso é consequência da malandrice que assola a nossa juventude. O dinheiro fácil, a ganância e o vício provocam esta anomalia social. Como curar esta nossa cidade? Haverá solução? Minha mãe diz-me que cabe a nós, os jovens, resolvê-la. Outros dizem que é através do nosso desejo de mudança, da nossa capacidade de ser diferente, da nossa capacidade de dizer NÃO a ganância, NÃO ao dinheiro fácil e NÃO ao vício. Será assim tão difícil? Ah que saudades! Longe vão os tempos…

4 comentários:

  1. Esses velhos tempos ja foram, lembro-me dos piratinhas, bons tempos esses eheh

    ResponderEliminar
  2. Nao so tua mae lembra com saudades, bons foram para mim tb esses passeios nocturnos na nossa cidade amada. ha que saudades

    ResponderEliminar
  3. Esses velhos tempos ainda existem porque eu já os vivi com a minha amada. Quantas vezes eu e ela não iamos passear na Av. Marginal a noite?! Quantas vezes eu ea minha querida nãos nos sentavamos a noite na praia da laginha para apanhar a brisa do mar no rosto e ouvir o cochichar das ondas?!

    Essa história do Cassu body tem solução sim. Ela passa primeiro pela família que precisa de ser reestruturada, 2º ela passa pela escola e 3º ela passa pelas mãos deste Governo.
    Pergunta-se. O que é que a Sociedade tem feito para acabar com esta onda de assaltos a mão armada que antes era de noite e que já passou a ser de dia? O que é que a Sociedade tem feito para ajudar a acabar com está onda dos grupos armados que andam por aí a matar uns aos outros?
    Eu respondo. NADA!!!!
    O problema é do Governo, O problema é da Camera dizem alguns. Não Senhor. ESte problema é de todos porque vivemos na mesma Sociedade.
    O que foi feito da Escola Técnica? UMa escola que formopu muitos bons profissionais no passado? Hoje ela é só mais uma escola secundária.

    Vamos acordar Mindelo!!!
    Acorda Monte cara
    Acorda Cabo Verde porque os teus filhos precisam de ti.
    ronana

    ResponderEliminar
  4. Estes tempos existem para os que ainda não têm medo...Para os que sentiram na pele essa insegurança estes tempos longe vão...

    ResponderEliminar